Conheça a Bartofil

"O navegante pessimista reclama dos ventos,

o otimista espera por ventos melhores

enquanto que o realista ajusta suas velas."


Confiança e Respeito a todos os nossos parceiros, sejam fornecedores, clientes, funcionários, representantes ou transportadores, aliados a uma política comercial realista, são os principais fatores que nos permitiram crescer e permanecer no mercado desde 1951.

Mas só confiança e respeito não bastam para sobreviver neste mundo em constante mudança: é preciso estar atento para acompanhar e, se possível, se antecipar aos novos tempos e às novas exigências dos novos consumidores.

A BCR tem trilhado com sucesso os novos caminhos, modernizando suas práticas comerciais e administrativas e introduzindo constantemente novos itens na sua linha de produtos. A ampliação do nosso Centro de Distribuição permitirá que em breve atinjamos a marca dos 10.000 itens comercializados.

Tudo isso tem um único objetivo: sermos a melhor oportunidade de negócios para os nossos clientes, representantes e fornecedores, sempre atuando com a transparência, confiança e respeito que caracterizaram mais de 60 anos da nossa história.

Francisco Bartolomeu Cordeiro começou a vida profissional como sapateiro e logo também aprendeu a trabalhar na agricultura. Os rendimentos que obtinha de seu trabalho eram aplicados na sua pequena propriedade em Amparo do Serra, então um distrito de Ponte Nova. Com sua visão de futuro, logo percebeu que o sustento de sua família, já numerosa, teria que vir de outra atividade econômica. Foi aí que incentivou seus filhos mais velhos a se mudarem para a cidade para aprenderem o ofício do comércio. Depois do aprendizado, em 1951 foi fundada a “Bartolomeu Cordeiro e Filhos Ltda”.

O Sr. Francisco e seus filhos sempre aplicavam os lucros obtidos na fazenda e no comércio no próprio negócio. Em 1958 a empresa já possuía uma rede de 8 lojas de varejo em Ponte Nova e região. Com o objetivo de obter melhores preços, eram feitas grandes compras conjuntas para todas as lojas. O excedente das compras não absorvido pelas lojas próprias era vendido para terceiros, dando início, assim, a atividade de vendas por atacado.

Os empreendedores perceberam que esse era o futuro dos seus negócios e em 1966 venderam as lojas de varejo para se concentrarem nas vendas por atacado. Os negócios cresciam rapidamente e em pouco tempo a empresa já possuía uma boa equipe de vendedores externos e transportadores para fazerem as entregas.

No início da década de 70 havia uma grande demanda por ferradura, e devido a falta de fornecedores do produto, a Bartolomeu e Filhos iniciou suas atividades no setor industrial. Como também havia falta de matéria prima, investiu também na montagem de uma laminação para suprir a demanda da fábrica de ferraduras. Logo depois iniciou a produção de diversos produtos metalúrgicos como trancas e dobradiças de porteira, grampo de cerca, chapas de emenda, entre outros.

A empresa já atuava em vários estados, mas percebeu que poderia dar um atendimento melhor aos comerciantes e produtores rurais de Ponte Nova e região que vinham comprar no balcão. Surge então o VAREJÃO ORMEL, que podia oferecer preços menores por não ter o custo do frete no preço do produto.

Em 1982 a empresa atacadista atuava com o nome Bartofil e nesta época, como resultado da participação da empresa em outras sociedades, surgiu a COTRIL, empresa também atacadista que operava exatamente como a Bartofil.

Em 1983, a Bartofil iniciou sua atividade papeleira com a compra de uma pequena fábrica de cadernos que tinha capacidade de produzir 50 toneladas/ano e a transformou em uma indústria gráfica com capacidade de 2.400 toneladas/ano.

Em 1996 foi inaugurado o ATAC - Atacado Central, o primeiro atacado de auto serviço da região. O ATAC funciona também como um laboratório para treinamento de novos representantes, onde eles têm a oportunidade de conhecerem melhor os produtos que estarão comercializando.

A partir de 1996 com a estabilização econômica, todos os setores da economia brasileira passaram por profundas transformações. Objetivando uma constante adequação aos princípios da qualidade de prestação de serviços a empresa também se modernizou:

  • » Iniciou a participação em feiras no exterior em busca de novos fornecedores que pudessem oferecer produtos a um preço mais acessível aos seus clientes. Desde então importa produtos de vários paises com grande aceitação no mercado brasileiro;
  • » Implantou um eficiente sistema de telemarketing, que otimizou o contato com o cliente e a recepção dos pedidos dos representantes;
  • » Reestruturou o departamento de vendas, capacitando e aumentando o número de coordenadores regionais e permitindo maior proximidade da empresa com clientes e representantes;
  • » Adquiriu o roteirizador Trucks para otimizar as suas rotas de entrega;
  • » Iniciou o processo de automação de sua força de vendas;
  • » Contratou pessoal especializado para recrutar, selecionar e dar treinamento aos novos representantes;
  • » E para melhorar a sua logística, investiu na aquisição de uma área de 694.000 m² para construção de um moderno Centro de Distribuição.

Os serviços de terraplanagem para a construção do  novo CD movimentaram mais de 300.000 m³ de terra e deixaram uma área plana de 100.000 m². Em 2004 o sonho de construir o Centro de Distribuição foi realizado e 15.000 m² de área coberta foram erguidos.   A empresa mudou sua razão social para BCR Comércio e Indústria SA e passou a ter sede administrativa localizada no centro de Ponte Nova e sede operacional no Centro de Distribuição no Bairro Ana Florência.

  A BCR possui filiais em outros estados como em Fortaleza e Iguatu no Ceará, Imperatriz, São Luis e Timon no Maranhão, Juazeiro, Vitória da Conquista e Salvador na Bahia e Arapiraca no Alagoas de onde são faturadas as cargas para aqueles estados e também no Amazonas, onde as cargas são armazenadas em depósito próprio em Manaus. Posteriormente as cargas são faturadas para cada ilha da região amazônica de acordo com os dias e horários de saída dos barcos de entrega.

  A BCR se orgulha da parceria que firmou com seus mais de 800 fornecedores, alguns com mais de 40 anos de muito sucesso. Essa parceria é sempre demonstrada pela presença dos fornecedores nas reuniões regionais de vendas realizadas em todo pais, nos materiais de trabalho dos representantes e nas constantes campanhas e promoções que são realizadas, distribuindo benefícios para os clientes e representantes.

  Nossa empresa sempre se preocupou com as questões ambientais. Preservando o meio-ambiente, diversas mudas de árvores e mais de 80.000 m² de grama foram plantadas no entorno do Centro de Distribuição. Nossos processos de reciclagem do lixo no escritório, nas fábricas, as campanhas ecológicas efetuadas em parceria com a Guarda Mirim de Ponte Nova, aliados à limpeza realizada nas margens do rio Piranga, foram os motivos pelos quais a Bartofil recebeu das mãos do Governador do Estado em 1996, o prêmio MINAS ECOLOGIA.

  Sempre ajustando suas velas aos desafios que encontrou pela frente, de uma pequena rede regional com 8 lojas em 1958, a empresa se transformou em um atacadista com atuação nacional. Hoje somos Bartofil distribuidora, Cotril distribuidora, Ormel Distribuidora, Varejão Ormel, Atac, Cadernos Bartofil e Gráfica Bartofil, utilizando em nossas operações cerca de 1.600 colaboradores diretos, entre funcionários, representantes e transportadores.

Centro de Distribuição:
Rodovia MG 329 – KM 8 – Trevo de Oratórios – B. Ana Florência - Cep 35430 970 – Ponte Nova – MG

Administração:
Rua Antônio Frederico Ozanan, 255 – Centro - Cep 35430 029 – Ponte Nova - MG - Fone: (31) 3819-2000

atendimento

0800-701-9401 SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente.

institucional

serviços

redes sociais


Google+

televendas

0800 701 9100 Para comprar ou tirar dúvidas sobre produtos e preços, é só ligar. Segunda a Sexta, das 8h00 às 18h00.

dúvidas

certificado