O que é ESG? E por que o tema está em evidência?

Muito tem se falado nos últimos anos sobre ESG. A sigla vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, Ambiental, Social e Governança.

Explicando de forma simples e resumida, é possível dizer que, no mundo corporativo, a agenda ESG abrange atitudes voltadas ao cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade visando a redução do impacto das atividades empresariais no planeta. Além disso, engloba responsabilidade social, adoção de medidas que visem sociedades mais justas e implementação das melhores práticas de governança corporativa pelas empresas. Tudo isso sem, contudo, perder o foco na entrega de resultado financeiro.

AMBIENTAL

A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente ao longo da história da Bartofil. Em suas propriedades rurais, na pequenina Amparo do Serra, em Minas Gerais, Francisco Bartholomeu Cordeiro, fundador da empresa, já cuidava do meio ambiente por meio de proteção das nascentes, das matas ciliares e dos topos dos morros. Confira, a seguir, algumas das ações de cunho ambiental praticadas pela Bartofil ao longo dos seus 75 anos de história.

SOCIAL

Tendo a preocupação com o próximo no DNA dos acionistas da Bartofil, a empresa não poderia traçar caminhos diferentes. Além de gerar milhares de empregos e recolher mensalmente milhões de reais em tributos aos cofres públicos, a Bartofil não mede esforços para levar pequenos pedidos com quantidades fracionadas de mercadorias, que não seriam entregues pelas fábricas, a mais de 4.500 municípios espalhados pelo país. Isso mostra que ela desempenha importante papel no desenvolvimento econômico e social de milhares de pequenas e remotas localidades e viabiliza inúmeros pequenos e médios negócios familiares locais, sejam em atividades de comércio, serviço ou agricultura.

Ademais, o engajamento da Bartofil com temas sociais através de ações assistenciais está presente desde o começo da empresa. Se somados, os investimentos realizados ao longo da sua trajetória ultrapassam milhões de reais, distribuídos em diversos projetos voltados à redução de desigualdades e ao combate à pobreza. Conheça um pouco mais sobre alguns desses projetos.

GOVERNANÇA

Quando falamos em governança no ambiente corporativo, estamos nos referindo às práticas que uma empresa adota para fortalecer a organização e alinhar os interesses do negócio, dos acionistas, da administração e outros stakeholders e conciliar esses interesses com os órgãos de fiscalização e regulamentação.

No que tange à governança corporativa, a despeito de ser uma empresa de controle familiar de 75 anos de idade, a Bartofil sempre levou o assunto muito a sério e desde cedo buscou implementar as melhores práticas aplicáveis à sua realidade.

Escritório Central
Ponte Nova/MG

Bartofil Distribuidora SA
Rua Antonio Frederico Ozanan, 255
Centro - CEP: 35 430 029
Ponte Nova/MG
31 3819 2000

Centro de Distribuição
Ponte Nova/MG

Bartofil Distribuidora SA
CNPJ 23.797.376/0001-74
Av. Francisco Pena, 71
Bairro Ana Florência - CEP: 35 432 035
Ponte Nova/MG

Centro de Distribuição
Feira de Santana/BA

Bartofil Distribuidora SA
CNPJ 23.797.376/0027-03
Estrada Camundongo, 620 - BR 324 Km 531,4
Bairro Humildes - CEP 44 135 000
Feira de Santana/BA