TELEVENDAS 0800 701 9100

SUPORTE SAC 0800 701 9401

A EMPRESA

A BARTOFIL HOJE

Com uma trajetória que vem desde 1946, a Bartofil se consolidou como uma das maiores e melhores distribuidoras atacadistas do país.
Mas, além de abastecer lojistas de todo o Brasil com seus produtos, a Bartofil cumpre um importante papel: o de conectar vários elos do varejo brasileiro, movimentando toda a economia do país.

Seja por meio dos nossos representantes comerciais autônomos, televendas, lojas de atacado ou site, conectamos indústrias e produtores com os varejistas, em uma gigantesca cadeia logística envolvendo centenas de transportadores e milhares de profissionais com um só propósito: garantir a qualidade e integridade do processo de ponta a ponta.

São centenas de milhares de clientes ativos em todo o país e milhares de produtos comercializados, entregues por transportadores autônomos de carga que não medem esforços para que as mercadorias cheguem até mesmo nas mais remotas localidades.

Com sede administrativa em Ponte Nova (MG), onde tudo começou, a empresa conta com filiais logísticas em cidades estratégicas e dois Centros de Distribuição em Ponte Nova e Feira de Santana (BA).

Da nossa família para a sua. Conectamos o Brasil, distribuímos confiança.

NOSSO DNA

Qual o segredo do nosso sucesso? Muito trabalho e dedicação de pessoas, que juntas, crescem com a Bartofil.

Missão

Atuar como facilitadora da integração dos negócios de fornecedores e clientes, garantindo ao consumidor final o máximo acesso aos bens e serviços, viabilizando parcerias diferenciadas pela transparência e confiabilidade.

Princípios e Valores

Desde sua fundação, em 1946, a Bartofil cresceu sustentada por quatro princípios e valores que guiam suas ações e que são compartilhados por todos os colaboradores.

NOSSA HISTÓRIA

A história da Bartofil é, antes de tudo, a história da trajetória da família Bartolomeu. Uma caminhada repleta de superações, êxitos e vitórias que começou em outubro de 1946, quando Francisco Bartolomeu e seus dois cunhados fundaram, em Ponte Nova (MG), a Belico, Bartolomeu & Cia. Limitada.

Pouco mais de um ano depois, os dois sócios de Sr. Chiquinho Bartolomeu se retiraram da sociedade. Ele então convidou seu irmão mais velho, Miguel Bartolomeu, para assumir o lugar dos seus ex-sócios. A empresa, que começou no varejo mas já atuava no atacado, se dividiu. O Sr. Chiquinho ficou com as lojas no varejo e seu irmão Miguel com as vendas no atacado. Em 1951 o Sr. Chiquinho e seus filhos Antônio e Darcy fundaram a Bartolomeu Cordeiro e Filhos.

Com muito trabalho e dedicação, sempre baseados na honestidade, simplicidade e confiança, o comércio foi ampliando. Os jovens comerciantes investiam em grandes compras para obter preços mais vantajosos. Depois de abastecer as filiais, tudo o que era adquirido além da demanda das lojas era vendido para outros comerciantes da região, o que veio a ser o princípio das atividades no atacado.

As primeiras vendas com pronta entrega foram feitas com um Jeep 51, com produtos oferecidos de porta em porta em cidades da região. Apenas um tempo depois foi instituído o sistema de pré venda com entrega posterior por uma caminhonete Ford 350, onde foi instalado um caixotão de madeira, o primeiro veículo baú da Bartofil.

Os anos de 1960 e 1970 foram muito importantes para a Bartolomeu & Filhos. Em 1966, foi adquirido um imóvel na Rua Antônio Frederico Ozanan para a construção da sua sede própria. Outra decisão importante foi a venda da frota de caminhões para os respectivos motoristas. Hoje, são mais de 400 transportadores autônomos que circulam pelas entradas brasileiras para levar os pedidos. Cada caminhão e transportador são fundamentais para a conexão entre a indústria e o varejo promovida pela Bartofil.

Na década de 1980, a empresa mudou sua razão social para Bartofil Indústria e Comércio Ltda e, em 1986, começou a investir em tecnologias de ponta e informatizar seus processos, como análise, cadastro e estruturação de projetos dos sistemas. O ganho tecnológico fez com que a Bartofil entrasse nos anos 1990 com novas perspectivas de crescimento. A expansão incluiu a entrada em novos ramos de negócios, participação de feiras internacionais, novos produtos e parcerias, e também a criação de uma grande infraestrutura.

A implantação do sistema de telemarketing e mais tecnologia nos processos de logística para formação e entrega das cargas com a utilização de um eficiente roteirizador foram muito importantes, mas o marco definitivo do sucesso veio com a construção do Centro de Distribuição de Ponte Nova, otimizando ainda mais a logística e alavancando as vendas. Em 2018, foi inaugurado outro CD em Feira de Santana, na Bahia, para aumentar a conexão com o nordeste brasileiro, permitindo entregas mais rápidas.

A Bartofil se firmou como um importante protagonista para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades no interior do país e para o aumento das vendas de centenas de indústrias. Os prêmios e reconhecimentos de importantes instituições vieram como consequência.

Hoje, o empreendimento se prepara para uma sucessão consciente. Permanecem três membros da segunda geração da família (Zezé, Renato e Carlos), dez da terceira geração e um da quarta. O negócio que era gerido por irmãos é, também, impulsionado pelos primos e outros tantos profissionais que agregam à evolução no mercado.

Com mais de 75 anos de história, a Bartofil, mais do que nunca, distribui confiança, de maneira que toda a cadeia do varejo esteja conectada. Clientes, representantes comerciais, colaboradores, transportadores e fornecedores fazem parte disso e da trajetória de uma das melhores distribuidoras do país!

A HISTÓRIA PELA LINHA DO TEMPO