Empresa – BARTOFIL DISTRIBUIDORA – DISTRIBUINDO CONFIANÇA

A Empresa

Estrutura

Para comercializar milhares de produtos a mais de 100 mil clientes em todo o Brasil, a BCR tem sede administrativa em Ponte Nova (MG) e filiais logísticas em pontos estratégicos do país, o que agiliza as entregas a lugares distantes e de difícil acesso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
O principal Centro de Distribuição, em Ponte Nova, possui mais de 41.000m² de área de armazenagem, cercado por um cinturão de mata nativa cuidadosamente preservada. O CD de Feira de Santana (BA), às margens da Rodovia BR 324, conta com mais de 23.000m² de área de armazenagem.
A revisão dos processos comerciais e operacionais, o treinamento dos funcionários e a busca por soluções simples e rápidas é uma rotina diária da BCR, que visa alcançar sempre a excelência do atendimento ao cliente.
Em quase 70 anos desta história de sucesso, o caminho foi de muito trabalho, dedicação e respeito, e os números impressionam.

Centro de distribuição em Ponte Nova (MG)

+ de 41.000m²

de área de armazenagem

Centro de distribuição em Feira de Santana (BA)

+ de 23.000m²

de área de armazenagem

+ de 10.000

Produtos Comercializados

+ de 100 mil

Clientes Ativos

+ 4.500

Cidades Atendidas

+ de 350

Transportadores Autônomos

+ de 1.300

Representantes Comerciais Autônomos

+ de 1.500

Funcionários

Missão, Princípios e Valores

Missão

Atuar como facilitadora da integração dos negócios de fornecedores e clientes, garantindo ao consumidor final o máximo acesso aos bens e serviços, viabilizando parcerias diferenciadas pela transparência e confiabilidade.

Princípios e Valores

A BCR (Bartofil, Cotril e Ormel Distribuidoras) atua desde a sua fundação, balizada por 4 princípios e valores definidos por seus acionistas e compartilhados por todos os colaboradores.

Lealdade

A postura profissional de todos é reconhecida pelo comprometimento, confiabilidade e honestidade de propósitos, nas relações internas e externas e no trato da imagem institucional da BCR.

Espírito de Parceria

As relações com fornecedores e clientes têm como ‘marca registrada’ a transparência e a pré-disposição para encontrar soluções que garantam os melhores resultados. Por esta conduta, a BCR é reconhecida como parceira preferencial de negócios.

Simplicidade

Atuar com simplicidade e objetividade nas relações com as pessoas e nas atividades profissionais em todas as suas esferas. O desrespeito, a ostentação e a arrogância são comportamentos inadmissíveis na BCR.

Espírito de União

Em qualquer nível das relações (societárias, empresariais e organizacionais), devemos buscar a integração e a harmonia, sempre visando ao bem comum da empresa e das pessoas que nela trabalham.

Responsabilidade Social,
Cultural e Ambiental

Crescer com cidadania e consciência ecológica é uma preocupação. Há décadas, a BCR recicla os resíduos de suas operações, tanto no escritório, como nos CD´s e pontos de vendas dando a eles destinação ecologicamente correta.
No Centro de Distribuição de Ponte Nova foram plantadas milhares de mudas de árvores da mata nativa e, para economizar energia, substituiu toda iluminação por luminárias de LED. O novo Centro de Distribuição em Feira de Santana armazena a água de chuva e uma moderna estação de tratamento de esgoto produz água para reuso. A cobertura possui telhas prismáticas, que possibilita uma excelente iluminação natural.
Por acreditar que o esporte e a cultura melhoram a qualidade de vida, a empresa patrocina projetos esportivos e culturais, oferecendo oportunidades de crescimento a centenas de crianças e adolescentes.
– Patrocínio das Bandas Santíssima Trindade e Sete de Setembro, ambas de Ponte Nova (MG). Os grupos, além de encantar com seus espetáculos musicais, promovem a formação musical para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos, proporcionando oportunidade de mudança de vida.
– Patrocínio de projetos que promovem aulas, fornecem uniformes e desenvolvem práticas esportivas para crianças em bairros de baixa renda.
– Apadrinhamento com restauração completa da praça pública próxima à antiga rodoviária de Ponte Nova (MG), cuidando e melhorando a cidade em que está situada.
– A BCR é considerada empresa cidadã por apoiar a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), entidade que garante a aplicação de recursos doados em projetos sociais que incentivam comunidades ao desenvolvimento sustentável.
– Parte da renda arrecada com as vendas da biografia do Sr. Antônio Bartolomeu, um dos fundadores da empresa, lançada em 2016, é doada a instituições como a Fundação Menino Jesus, entre outras.

A história de uma vida

A história da BCR se confunde com a de Francisco Bartolomeu Cordeiro e toda a sua família.

Com as economias obtidas em seu ofício de sapateiro, o  Sr. Chiquinho, como era conhecido, adquiriu terra própria onde começou sua vida de fazendeiro. Com sua grande visão empreendedora, buscou diversificar os negócios e, por acreditar na atividade do comércio, enviou seus filhos Antônio e Darcy para a cidade, a fim de aprenderem o novo ofício.

Depois de alguns anos no aprendizado, os filhos fundaram junto com o pai, em 1951, a “Bartolomeu Cordeiro e Filhos Ltda.”. Em menos de uma década, a empresa já possuía 8 lojas de varejo em Ponte Nova e região.

Para obter melhores preços junto aos fornecedores, os jovens comerciantes faziam grandes compras. O excedente era vendido a terceiros e, assim, nasciam as vendas por atacado. Zezé Bartolomeu, um irmão mais novo, viajava com um Jeep repleto de mercadorias e vendia os produtos para lojistas das cidades vizinhas.

Buscando alcançar mercados mais distantes, a empresa comprou uma caminhonete onde foi instalado um caixotão de madeira, sendo o primeiro veículo baú da BCR. Para aumentar ainda mais a capacidade de vendas, os empreendedores contrataram vendedores que passaram a visitar os clientes, tirando os pedidos com antecedência para entregar posteriormente. Este foi um marco do lançamento de um sistema de vendas até então inexistente.

Nas décadas seguintes, a empresa se desenvolveu, expandiu e profissionalizou. Entrou em novos ramos de negócios, mas focou na distribuição por atacado. Iniciou também a participação em feiras no exterior para aquisição de produtos, implantou o sistema de telemarketing, construiu seu primeiro centro de distribuição, melhorou os processos de logística e distribuição das cargas com a utilização de eficiente roteirizador.

Com a excelência no atendimento à região sudeste, a BCR entendeu que era hora de melhorar sua entrega no nordeste, em especial a Bahia, estado com segundo maior faturamento.  Em 2017, a empresa adquiriu uma área de 100.000m² às margens da rodovia BR 324, em Feira de Santana(BA), onde construiu um novo CD com mais de 23.000m² de área de armazenagem.

Todo este resultado não seria possível sem o precioso trabalho de pessoas como os irmãos já falecidos Umberto, Sebastião e Darcy Bartolomeu, que ajudaram a transformar uma pequena rede de lojas regional em um atacadista destacado e com forte atuação nacional.

Em sintonia com a excelência do trabalho, a BCR foi reconhecida por parceiros e também pelo mercado, com diversas premiações ao longo de sua história.

E assim, trabalha desde 1951, comercializando milhares de produtos, mas especialmente, distribuindo confiança.

A história pela linha do tempo

1951

Fundação do comércio
“Bartolomeu Cordeiro e Filhos Ltda”.

1958

Rede com 8 lojas de varejo em Ponte Nova e região. O excedente já era vendido a outros comerciantes, surgia assim o atacado. Zezé Bartholomeu e um amigo vendiam em um jeep de porta em porta nas cidades além do entorno de Ponte Nova.

1962

Com o aumento das vendas de porta em porta foi comprado o primeiro caminhão.

1966

Venda das lojas de varejo para focar no comércio atacadista.

1970

Início da atividade industrial com ferraduras e matéria-prima para este produto. Logo depois iniciou a produção de diversos produtos metalúrgicos.

1982

Já atuando como Bartofil, surge outra atacadista do grupo, a Cotril.

1983

Compra de uma pequena fábrica de cadernos transformada em indústria gráfica com capacidade de 2.400 toneladas/ano.

1986

Início da normatização dos processos e informatização da empresa.

1996

Inauguração do ATAC – Atacado Central, o primeiro atacado de autosserviço da região.

Participação em feiras internacionais em busca de novos fornecedores.

Primeira premiação, o prêmio Minas Ecologia recebido das mãos do Governador do Estado.

1997

Implantação de eficiente sistema de telemarketing.

Reestruturação do departamento de vendas a automação da força de vendas.

Implantação de roteirizador para otimizar as rotas de entrega.

2003

Surgimento da Ormel Distribuidora.

2004

Construção do Centro de Distribuição em uma área de, aproximadamente, 700.000m², com um armazém de 15.492m².

Início da abertura de filiais em estados do norte e nordeste, onde as cargas chegam em carretas e caminhões trucados e são rapidamente transbordadas para serem entregues em pequenos veículos.

2010

Primeira ampliação do centro de distribuição para 23.635m².

2011

Inauguração da nova loja ATAC com 2.500m².

2014

Nova ampliação do CD aumentando a capacidade de armazenamento para mais de 41.000m².

Por decisões estratégicas, encerramento da fábrica de cadernos e venda da gráfica para terceiros.

2016

Comemoração de 65 anos.

Inauguração do novo contact center com área de mais de 1.600m² em Ponte Nova (MG) e abertura de unidade do contact center em Timon (MA).

2017

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela terceira vez, de acordo com o Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

2018

Início das operações do Centro de Distribuição localizado em Feira de Santana (BA).

2018

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela quarta vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Prêmios, Conquistas e Reconhecimento

Ao longo da história a BCR acumula prêmios, reconhecimentos e conquistas que atestam a qualidade dos serviços prestados.

Conheça alguns:

XX Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2017/2018

Categoria Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – Revista MercadoComum.

Melhor empresa do setor Atacadista do Brasil 2018

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela quarta vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2017

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela terceira vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2016

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela segunda vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

XVIII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2015/2016

Categoria Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – Revista MercadoComum.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2014

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela primeira vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

XVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2013/2014

XVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2013/2014 – Revista MercadoComum.

Campeã do Prêmio Melhores dos Maiores de 2012

Melhores dos Maiores 2012, setor ATACADISTA – Assoc. Com. de São Paulo (ACSP) e jornal Diário do Comércio.

Prêmio Belgo Bekaert Arames Destaque de Vendas 2016

Placa de homenagem recebida pela cooperação, profissionalismo, competência e desempenho nas vendas em 2016.

10 Anos de Parceria com Ourofino Saúde Animal

Troféu e homenagem pelos 10 anos de sólida parceria, oferecido pela Ourofino Saúde Animal, 2016.

Disco de Ouro Saint Gobain

DISCO DE OURO em reconhecimento às expressivas vendas de Discos Abrasivos no ano de 2016, oferecido pela Saint Gobain, fabricante dos abrasivos das marcas Carborundum e Norton.

Cliente Destaque 2016 Vansil Saúde Animal

CLIENTE DESTAQUE 2016 pela venda do produto MAX PRATA. A BCR foi o maior vendedor do produto no Brasil em 2016. – Vansil Saúde Animal.

Cliente Destaque 2016 PMI South América

Troféu CLIENTE DESTAQUE 2016 – PMI South América – fabricante das garrafas e garrafões térmicos Aladdin.

Prêmio Cliente Ouro da Apex Tool Group 2016

Troféu pela superação da meta de 200.000 dúzias de limas e grosas adquiridas no período 2013/2015.

50 anos de Parceria com Pincéis Atlas

Placa de agradecimento pelos 50 anos de parceria, presenteada pela Pincéis Atlas, líder no mercado de pincéis, rolos e acessórios de pintura, 2016.

Disco de Ouro Saint Gobain 2015

DISCO DE OURO por estar entre os melhores clientes em 2015, oferecido pela Saint Gobain.

Prêmio MINAS ECOLOGIA

Por seus processos de reciclagem do lixo e campanhas ecológicas em parceria com a Guarda Mirim de Ponte Nova (MG), 1996.